Fumbua (variante de eru, okok, ou afang)
O nome Fumbua pega a parte pelo todo: apesar de dar título ao prato, na verdade se refere apenas à folha (muito dura) que dá corpo ao seu molho. Esta folha encontra-se nas florestas da África central.
As folhas (Gnetum africanum) e as variantes do prato fumbua têm nomes diferentes em alguns países africanos. Os nomes vernaculares são:
- Angola: fumbua, koko;
- Camarões: Eru, okok, m'fumbua ou fumbua;
- Congo: koko;
- Gabão: koko;
- Nigéria: okazi, ukase ou afang;
- República Centro-Africana: koko;
- e República Democrática do Congo: m'fumbua, fumbua, fumbwa.
O fato é que ele é considerado fumbua, quaisquer que sejam os acompanhamentos. A sua história em Angola está diretamente ligada à guerra civil, que devastou o país durante 26 anos e forçou muitos cidadãos a fugir para os Congos, onde se tornaram refugiados.
A situação de miséria trouxe à tona a criatividade, que eventualmente transformou a dura folha num alimento saboroso, se preparado de forma correta. Com os tempos de paz, os refugiados regressaram às suas terras, mas levaram consigo a cultura do Congo, e logo o consumo de fumbua desenvolveu-se em Angola.
O prato, assim cozinhado em Angola, é, portanto, considerado um fruto da união entre o Congo e Angola.
.
Fumbua com Bagre fumado
INGREDIENTES:
500 Gr Fumbua
1 Kg de Muamba
500 ml de Óleo de Palma
500g Bagre Fumado
100 ml óleo vegetal
Salsa picada a gosto
2 dente de alho
1 folha de louro
1 tomate grande
- ½ cebola
Mostarda
SAL a gosto
PREPARAÇÃO:
Lava fumbua numa bacia com água e leva a fumbua na panela e adiciona água, sal, mostarda, folha de louro,Salsa picada, muamba de ginguba torrada, adiciona o óleo de palma tampa a panela e coloca a cozinhar durante 15 min e depois abri a panela meche até a muamba ficar toda dissolvida, adiciona o Bagre fumado ou Peixes carapaus (sem espinhas) desfiado meche novamente e tampa a panela até cozinhar em seguida pisa-se a parte de cebola, alhos e tomate maduro que deverão depois ser fritos durante 5 min em óleo vegetal, em seguida deita-se com o óleo vegetal que se fritou a cebola e tomate para a panela de fumbua deixa-se ferver mais um pouco.
Quando observar que atingiu a cor castanha e o óleo todo escoa-se para cima é porque ela já está totalmente pronto.
Bom apetite.
dokimbo sempre com os melhores serviços. 👏👏👏
Da boa fumbua 🤤🤤
Recomendo
Muito bom, vou experimentar