Calulu de carne seca
Calulu é um prato típico de Angola e de São Tomé e Princípe.
Pode ser confeccionado com peixe seco e fresco ou com carne seca. Entre os restantes ingredientes contam-se o tomate, o alho, os quiabos, a batata doce, o espinafre, a aboborinha e o óleo de palma.
Em Angola, o calulu de peixe é preparado numa panela, na qual se intercalam camadas de peixe seco e de peixe fresco, com os demais ingredientes. É cozido em lume médio e servido com funge e feijão com óleo de palma. Em São Tomé e Príncipe, o calulu de peixe pode ser preparado também com camarão.
O calulu de carne é preparado com carne seca previamente demolhada. É também cozido em lume médio e servido com funge e feijão com óleo de palma.
Origem
Em Angola kulúlu é o nome dado pelos bakongo, à porção de comida separada no final da refeição, pelas mulheres, para deixar para os maridos e é considerada por muitos linguistas a verdadeira origem da palavra. No entanto, certas referências apontam para uma origem não africana do nome do prato.
Há dicionários que registam a palavra “calalu” para referir várias verduras, como as folhas de inhame No Brasil, o “caruru”, palavra derivada do Tupi-Guarani "caaruru" , refere-se a um tipo de amarantu endémico ou originário da América do Sul, mas também muito popular em África. Neste país, o prato designado Caruru é semelhante ao calulu de Angola.
Por outro lado, este termo parece ter origem Arawak e terá entrado na linguagem europeia via o espanhol sul americano, sendo que aparentemente, a planta (o inhame, assim como o quiabo) terá sido levada para as Américas pelos escravos africanos, mas o nome, tanto da planta como do alimento, teria sido importada daquela região para a África ocidental . É no entanto de referir, que vários linguistas referem que a palavra aparece nessa região, vinda originariamente do Tupi-Guarani .
1 kg de carne seca
50 g alhos secos
Jindungo q.b
2 courgettes ou beringelas
3 tomates grandes
1/2 kg de quiabos
1 cebola grande
Óleo de palma q.b.
Folhas de batata-doce ou folhas de mandioca (jimboa) q.b.
1. Coloque a carne num recipiente com água, durante 3 horas, para retirar o sal.
2. Corte a carne em cubos e tempere com alho e jindungo.
3. Quando estiver quase cozida, junte os tomates, a cebola, as courgettes, as folhas de batata-doce, os quiabos e o óleo de palma.
4. Deixe cozinhar por mais aproximadamente 45min.
5. Servir com Funge ou com feijão de palma.
A nossa sugestão? Sirva este prato acompanhado com Funge ao seu gosto. Mas fique à vontade para recriar o prato com outras combinações.
Todos ingredientes podes encontrar em www.dokimbo.com